Níveis de qualificação profissional
em Cabo Verde

O Quadro Europeu de Qualificações foi adaptado aos níveis do Sistema Nacional de Qualificações de Cabo Verde no domínio da formação profissional contínua.

formação enrgia renovaveis o Centro de competências Cabo Verde

Engenharia PEDAGÓGICA

Os níveis de competências – atividades dos Centros de Competência GTB e PAR do Luxemburgo foram harmonizados de acordo com o Quadro Europeu de Qualificações (QEQ). Este mesmo sistema foi transferido e harmonizado ao Sistema Nacional de Qualificações de Cabo Verde.

Um sistema de referencial de competências profissionais pode inscluir até 7 níveis de QEQ: QEQ1, QEQ 2. QEQ 3, QEQ4, QEQ 5, QEQ 6, e QEQ 7 refletindo o desenvolvimento de competências com base nos seguintes critérios;

– Complexidade das tarefas e situações
– Autonomia de ação
– Responsabilidade pelas tarefas e atividades realizadas
– Funções de implementação ou design

A tabela dos níveis de QEQ abaixo mostra as correspondências entre o nível de QEQ, o título da qualificação profissional e os níveis de diplomas correspondentes.

Os níveis dO QUADRO EUROPEU QUALIFICAÇÕES NO DOMÍNIO profissionaL

Níveis de qualificação profissional em Cabo Verde e região da CEDEAO part 1
Níveis de qualificação profissional em Cabo Verde e região da CEDEAO part 2

QEQ 1: TéCNICO NÃO QUALIFICAD0

Ao ingressar na profissão ou na formação QEQ 1 o futuro técnico é um iniciante. Ele possui conhecimentos gerais de base, mas não possui competências (conhecimento e experiência) na área em questão.

Sem qualificação, o técnico QEQ 1 tem uma função de operário: ele trabalha com as mãos e realiza tarefas simples e rotineiras sob a supervisão direta de um técnico qualificado, num enquadramento estruturado. Ele também prepara materiais, ferramentas, máquinas. Ele aprovisiona e limpa o local de trabalho e transporta o material.

O operário também pode conduzir e utilizar pequenas máquinas de construção. Ele tem conhecimento das normas ambientais, de segurança e de saúde. Ele está em contato com os outros grupos profissionais similares no local de trabalho.

O fim do ciclo de formação com a realização e validação de um exame conferem-lhe o nível profissional de QEQ 1.

A duração do ciclo de formação pode variar entre 100 e 150 horas de formação dependendo da profissão.

A validação dos conhecimentos profissionais permite o reconhecimento de um nível QEQ 1 e o estatuto de técnico não qualificado.

QEQ 2: TéCNICO SEMI QUALIFICAD0

O técnico de nível QEQ 2 encontra-se em processo de qualificação. Ele adquiriu os conhecimentos fundamentais da profissão e possui o know-how profissional ligado à realização de tarefas simples.

Ele é orientado pelo técnico qualificado (CEC 3) na realização das atividades profissionais quotidianas sob supervisão intermitente. Ele é capaz de ler planos, desenhar esquemas simples, participar à gestão do stock do local de trabalho, de utilizar maquinas manuais ou fixas. Ele é responsável pelo respeito das normas ambientais, de segurança e de saúde.

O técnico de nível QEQ 2 presta assistência ao técnico qualificado na realização de tarefas mais complexas e em atividades relacionadas à eficiência energética (isolamento e impermeabilização).

O técnico assistente deve, portanto, ser capaz de utilizar os recursos ao seu alcance, tomar iniciativa, propor soluções para fazer face aos problemas correntes que irá encontrar no exercício da sua profissão.

O fim do ciclo de formação com a realização e validação de um exame conferem-lhe o nível profissional de QEQ 2.

A duração do ciclo de formação varia entre 200 e 300 horas de formação dependendo da profissão.

A validação dos conhecimentos profissionais permite o reconhecimento de um nível QEQ 2 e o estatuto de técnico semi qualificado.

Veja abaixo o quadro de avaliação de competências de Mário, carpinteiro de estruturas de telhados.

Nivel Competencias formaçao Centro Cabo Verde

 

Após a validação das competências profissionais, Mário tem um nível QEQ 2 e encontra-se no ciclo do QEQ 3. Ele pode decidir frequentar a formação para desenvolver as suas competências nas atividades n ° 1 e 3. Assim, em caso de sucesso nos exames da formação, ele pode ser reconhecido com um nível QEQ 3. Mário também pode decidir entrar na formação para desenvolver suas habilidades e alcançar o nível QEQ 4 na atividade n ° 2. Ele se tornará, portanto, um especialista na atividade n. ° 2, mesmo que o seu nível geral permaneça no nível QEQ 2.

QEQ 3: TéCNICO QUALIFICAD0

O técnico de nível QEQ 3 garante a realização independente de atividades técnicas complexas e atividades relacionadas com a eficiência energética e construção sustentável. Além dos serviços técnicos, o artesão qualificado também é responsável pelo bom andamento da obra, respeitando os requisitos das normas ambientais, de qualidade, saúde e segurança. Ele constitui e gere o stock (escolha de materiais e análise de necessidades, gestão de encomendas e entregas no local), e pode possuir habilitações para a condução de máquinas de construção.

Ele supervisiona o conjunto dos trabalhos realizados pelos trabalhadores de nível QEQ 1 e QEQ 2.

Ele gere o conjunto das atividades na oficina ou na obra através de uma metodologia profissional e da execução das etapas de trabalho: conhecimento do projeto e objetivos, concepção e leitura de planos, preparação de materiais e implantação de estruturas, realização de uma obra, gestão do pessoal interno e externo (clientes, outros profissionais,), comunicação com o escritório de engenheiros e chefe de equipe, avaliação da obras e recepção dos trabalhos.

O fim do ciclo de formação com a realização e validação de um exame conferem-lhe o nível profissional de QEQ 3.

A duração do ciclo de formação varia entre 300 e 450 horas de formação dependendo da profissão.

A validação dos conhecimentos profissionais permite o reconhecimento de um nível QEQ 3 e o estatuto de técnico qualificado.

QEQ 4: CHEFE DE EQUIPA ou TÉCNICO especializad0

Existem dois estatutos para o QEQ 4: chefe de equipa ou técnico especializado. As competências e os ciclos de formação não são iguais.

1. Chefe de equipa

O chefe de equipa é responsável pela operacionalização dos objetivos de trabalho. Ele participa na concepção das obras, e garante a organização, a realização, a gestão e a avaliação dos trabalhos na oficina ou na obra, e a supervisão direta de uma pequena equipe. Ele assegura e toma as medidas necessárias para garantir que o trabalho realizado cumpra com os objetivos estabelecidos e com os requisitos ambientais, de segurança, de saúde e de qualidade. Ele toma em consideração o trabalho dos outros profissionais envolvidos para assegurar a uma dinâmica coerente das atividades realizadas. Ele garante a interligação entre a equipa de conceção e a equipa de produção.

Par além da supervisão técnica do trabalho ele também executa determinadas atividades.
 

O percurso de formação do técnico especilaizado apoia-se nas competências profissionais inscritas no referencial. Neste percurso, o reforço de competência incidirá sobretudo nas áreas da gestão, comunicação, metodologias de projeto e de gestão.

O fim do ciclo de formação com a realização e validação de um exame confere-lhe o nível profissional de QEQ 4 com a menção de “chefe de equipa”.

A duração do ciclo de formação é de cerca de 160 horas de formação.

2. Técnico especializado

Técnico especializado é aquele que desenvolveu competências num domínio especifico e é capaz de realizar as atividades delicadas e complexas ligadas a esse mesmo domínio (exemplos: um soldador subaquático ou um isolador de calor que fabrica revestimentos de condutas).

O percurso de formação do chefe de equipa apoia-se nas competências profissionais inscritas no referencial. Neste percurso, o reforço de competência incidirá sobretudo nas áreas técnicas, complementares, ou ligadas à eficiência energética.

O fim do ciclo de formação com a realização e validação de um exame confere-lhe o nível profissional de QEQ 4 com a menção de “técnico especializado”.

A duração do ciclo de formação varia entre 140 e 200 horas de formação.

A validação das competências profissionais permite o reconhecimento de um nível QEQ 4 e o estatuto de técnico especializado ou chefe de equipe.

QEQ 5: técnico sUPERIOR ou titular dE cARTEIRA PROFISSIONAL

O técnico de nível QEQ 5 desenvolveu um conhecimento especializado num domínio particular. Ele é titular de um certificado profissional, de um diploma de técnico superior ou equivalente. Ele está mais envolvido nas atividades de concepção e avaliação do que nas atividades operacionais. 

O percurso de formação apoia-se nas competências inscritas em diferentes referenciais relativos às profissões em questão.

O fim do ciclo de formação com a realização e validação de um exame confere-lhe o nível profissional de QEQ 5 em determinada área técnica.

A duração do ciclo de formação varia entre 300 e 450 horas de formação de acordo com as profissões ou sectores profissionais.

A validação das competências profissionais permite o reconhecimento de um QEQ nível 5 numa das áreas técnicas.

QEQ 6: CONSULTOR, RESPONSÁVEL de DEPARTAMENTO ou de projetos

O consultor ou responsável de departamento ou de projeto de nível CEC 6 desenvolveu competências de acompanhamento e orientação estratégica para o desenvolvimento e para a mudança propícia ao bom funcionamento da empresa do departamento, ou do projeto. Ele é titular de um Bacharel e tem competências técnicas no sector profissional que exerce. Ele está mais implicado nas fases de concepção e avaliação dos trabalhos do que na execução operacional.

O percurso de formação apoia-se nas competências inscritas nos diferentes referenciais relativos à profissão em questão.

O fim do ciclo de formação com a realização e validação de um exame confere-lhe o nível profissional de QEQ 6 em determinada área técnica.

A duração do ciclo de formação varia entre 300 e 450 horas de formação de acordo com as profissões ou sectores profissionais.

A validação das competências profissionais permite o reconhecimento de um QEQ nível 6 numa das áreas técnicas.

 

QEQ 7: Engenheiro, diretor de Serviços

O engenheiro ou diretor de serviços de nível QEQ 7 desenvolveu competências em concepção, orientação estratégica, gestão e avaliação de dispositivos técnicos e humanos de grande envergadura. Ele é titular de um percurso de formação de Mestrado e tem competências técnicas no sector profissional em questão ou em Recursos Humanos. Ele está mais implicado nas fases de concepção e avaliação dos trabalhos do que na execução operacional.

O percurso de formação apoia-se nas competências inscritas nos diferentes referenciais relativos à profissão em questão.

O fim do ciclo de formação com a realização e validação de um exame confere-lhe o nível profissional de QEQ 7 em determinada área técnica.

A duração do ciclo de formação varia entre 300 e 450 horas de formação de acordo com as profissões ou sectores profissionais.

A validação das competências profissionais permite o reconhecimento de um QEQ nível 7 numa das áreas técnicas.

 

Se você precisa de apoio na concepção de padrões de negócios, cursos de formação iniciais para alunos e estagiários, ou formação sob medida para seus funcionários, não hesite em entrar em contato conosco!