Centro Competências Cabo Verde Participa na Formação Regional de Conformidade

Centro Competências Cabo Verde representado pelo seu Diretor Geral, participou hoje numa ação de formação do Projeto de Iluminação e Eletrodomésticos Eficientes em Energia (EELA) na África Oriental e austral.

O Diretor Geral do CDC 3C participou como orador, apresentando a experiência de Cabo Verde e falando essencialmente sobre as lições aprendidas barreiras e recomendações para uma estrutura de conformidade nacional eficaz para o desenvolvimento do mercado da eficiência energética no setor dos equipamentos elétricos.

O projeto EELA, visa criar condições de mercado e institucionais que permitam uma transformação do sector para estimular a difusão, acrescida de produtos e aparelhos de iluminação eficientes em termos energéticos, em todos os sectores das Regiões da Comunidade da África Oriental (EAC) e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

EELA trará apoio regional a atividades lideradas pelo sector privado que direcionam a uma maior utilização de iluminação e aparelhos eficientes em termos energéticos, através de intervenções regionais de regulação regulamentar e harmonização comercial.

O projeto é financiado pela Agência Sueca de Cooperação para o Desenvolvimento Internacional (Sida) e implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), em colaboração com o Centro de Energias Renováveis e Eficiência Energética (SACREEE) da SADC e o Centro de Excelência para As Energias Renováveis e Eficiência (EACREEE). A Unidade de Coordenação de Projetos (PCU) está sediada nos centros regionais.

O objetivo da formação é desenvolvido num Quadro Regional de Conformidade, baseado nos esforços dos membros existentes nas melhores práticas globais, para apoiar a implementação e aplicação das normas e políticas de eficiência energética nas regiões EAC e SADC. 

O Quadro ajuda os Estados Membros a implementar e reduzir mais eficazmente os recursos nacionais necessários para o cumprimento das políticas, devendo ser incorporados nos processos de conformidade nacional.