REALIZAÇÃO DA 4° REUNIÃO DO COMITÉ DE PILOTAGEM DO PROJETO CVE/085
Aconteceu ontem, 10 de novembro, no formato online, a reunião do fecho do Projeto CVE/085 «Apoio à parceria entre o Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) e o Centre de Compétences- Génie du Bâtiment du Luxembourg (CdC-GTB)».
A reunião foi presidida pelo Encarregado de Negócios da Embaixada do Grão-Ducado do Luxemburgo em Cabo Verde, Sr. Thomas Barbancey e, Sua Excelência o Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Sr. Olavo Correia.
Na sua intervenção, o Encarregado de Negócios da Embaixada do Grão-Ducado do Luxemburgo destacou a singularidade e a importância desta parceria público-privada e manifestou otimismo em relação ao futuro do Centro Competências Cabo Verde. Também garantiu a continuidade de cooperação entre Luxemburgo e Cabo Verde.
Por sua vez, o Vice-Primeiro Ministro, destacou os diversos ganhos que este projeto trouxe e exortou o CERMI e o CdC 3C a almejarem ser Centros de Excelência. Por fim, dirigiu palavras de agradecimento aos parceiros e a todos os que contribuíram para o sucesso deste projeto e asseverou o engajamento e a abertura do governo em atribuir apoios logístico, estratégico e financeiro para a operacionalização dos Planos de Negócios dos dois Centros, visando a sustentabilidade económica e financeira dos mesmos.
O Projeto CVE/085 inscreve-se no eixo «Emprego e Empregabilidade» do Programa Indicativo de Cooperação 2016-2020, assinado entre o Grão-Ducado do Luxemburgo e a República de Cabo Verde a 12 de março de 2015.
Este programa foi financiado pelo Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento no valor de 3 800 000 EUR e pelo Governo de Cabo Verde no valor de 196 000 EUR.
Um dos grandes objetivos do projeto CVE/085 foi a criação do Centro Competências Cabo Verde – CdC 3C, que com o suporte do CdC GTB tornou-se num centro de formação e serviços energéticos, com recursos e competências altamente especializados para oferecer serviços de formação e energia (auditoria, otimização energética de empresas, inovação e incubação) de elevada qualidade.
Com a criação do CdC 3C, o CERMI e Cabo Verde beneficiam agora de um centro de formação com experiência europeia em engenharia de competências (referencial de atividade/competências, Quadro Europeu de Qualificações, sistema de formação, digitalização dos processos, etc.) e infraestruturas e equipamentos de última geração para formação em energias renováveis e manutenção industrial.
Foi neste seguimento que o CdC 3C operacionalizou com sucesso as formações internacionais no âmbito do projeto CVE 881 – reforço de ancoragem regional do CERMI – e outras ações de formação para entidades públicas e privadas nacionais nas áreas das energias renováveis, eficiência energética e manutenção industrial.
Para além do grande network criado e da concretização de pequenos projetos a nível dos PALOP, mais concretamente com São Tomé e Príncipe, existe a necessidade de dar continuidade e reforçar as ações do CERMI e CdC 3C nas regiões da CEDEAO e PALOP para que os Centros possam efetivamente colocar a sua engenharia ao serviço das empresas e instituições das regiões atendendo as suas necessidades presentes e futuras.
Para facilitar o processo de internacionalização, os centros estão neste momento a finalizar a montagem do Sistema de Gestão de Qualidade para habilitarem a certificação e acreditação internacional nas normas NP EN ISO 9001:2015, NP EN ISO/IEC 17024:2013, NP EN ISO/IEC 17025:2018